sexta-feira, 27 de julho de 2012

Óculos Polo Ralph Lauren.


 

Suas roupas e acessórios combinam o estilo clássico e sofisticado com o despojado e esportivo, em uma moderna interpretação americana da moda. E em sua grande maioria carregam um símbolo de puro status: um jogador de pólo montado em seu cavalo. Das roupas à decoração de interiores, a assinatura de RALPH LAUREN sempre garante, mais do que moda, um estilo de vida sofisticado, que explora a combinação da atitude americana, urbana e confiante, com a clássica elegância britânica.



A história
O ano era de 1964, as gravatas eram estreitas e o jovem Ralph Lauren chamava a atenção pelas quais usava que tinham 10 centímetros de largura. Algumas lojas se interessaram pela novidade e ele, que não era um designer, mas tinha ótimas ideias, conseguiu convencer seu empregador a produzir algumas gravatas mais largas. Passo a passo, os pedidos foram aumentando: as gravatas, em seda italiana e feitas à mão, custavam o dobro das outras, mas vendiam sem parar. Porém, quando uma nova administração encarregou-se dos negócios da empresa, a invenção de Ralph foi descartada. Foi então que ele se transferiu para uma empresa maior, a Beau Brumell, também de moda masculina, que decidiu criar uma marca para suas gravatas. Inspirado na sofisticação do jogo de pólo à cavalo, Lauren criou uma coleção de gravatas listradas, a qual nomeou PÓLO. O nome derivava de um esporte que simbolizava um universo de estilo clássico e elegância discreta, principais virtudes da marca.
A sofisticação, na verdade, sempre fora a sua meta. Desde adolescente ele admirava a elegância natural do duque de Windsor, dos atores Cary Grant e Fred Astaire e da atriz Greta Garbo, pessoas que não precisavam exibir etiquetas para se destacarem. E quando viu que as portas do mundo da moda se abriam para ele, decidiu que suas roupas seriam, antes de tudo, sofisticadas. Em sociedade com um de seus irmãos fundou sua grife em 1967 com o nome de Polo Fashions, inicialmente produzindo apenas gravatas - cujas vendas no primeiro ano, somaram mais de US$ 500 mil. Não demorou muito para ele resolveu começar a produzir sua primeira linha de roupas masculinas, com os ombros naturais no estilo IVY LEAGUE. Clássica, mas contemporânea, a coleção foi um verdadeiro sucesso entre os americanos. Nesta época, 1969, já com o nome RALPH LAUREN, a marca possuía uma loja (na verdade um espaço de exposição) dentro da luxuosa loja de departamento Bloomingdale’s. O tradicional emblema da POLO foi visto pela primeira vez em 1970 através de uma linha de roupas feminina.
No ano seguinte uma loja exclusivamente da marca, que vendia roupas masculinas e femininas, tudo exposto com muito luxo e requinte, foi inaugurada na chique e sofisticada Beverly Hills, tornando Ralph Lauren o primeiro estilista a abrir uma loja própria. Neste mesmo ano, chegava também à vez das mulheres usarem RALPH LAUREN, começando pelas camisas e logo chegando a um guarda-roupa completo (suéteres Fair Isle, saias pregueadas, camisas sem gola, vestidos de veludo com gola de renda, calças e saias de flanela), inspirado nos trajes ingleses de montaria. Mas, desta vez, a reação não foi boa - tudo era lindo, mas parecia uma versão feminina das peças masculinas. Em 1972 a famosa camisa pólo, confeccionada em malha piquê, aparecia pela primeira vez com o símbolo da marca (um jogador de pólo montado em seu cavalo), podendo ser encontrada em 24 cores diferentes. A campanha publicitária “Every team has its color - Polo has 24” (Todo time tem sua cor - Pólo tem 24) foi lançada nessa mesma época com extremo sucesso. Rapidamente a camisa pólo se tornou um clássico americano e mania mundial. Afinal, nenhuma outra camisa conseguiu conjugar tão bem qualidade e variedade, sendo presença constante no guarda-roupa do homem sofisticado, de bom gosto e moderno.
A se marca tornou conhecida em todo o mundo pela sofisticação de seus produtos, mas foi em 1974 que Rauph Lauren ganhou maior visibilidade internacional e provou seu estilo atemporal quando vestiu o ator Robert Redford no filme “O Grande Gatsby”. Lauren já criava coleções femininas, mas foi apenas em 1977 que consagrou esta linha ao criar o figurino que a atriz Diane Keaton usou no filme “Annie Hall”, de Woody Allen, exibido no Brasil como “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa”. Apesar de já terem sido apresentadas inúmeras coleções femininas com saias e vestidos, sua marca registrada são as calças cáqui, camisas sociais brancas e mocassins do tipo penny loafer. Somente em 1979 a marca apresentou sua primeira campanha publicitária.

 

Os anos 70, de fato, deram início a uma avalanche da grife americana, que passou a existir ao lado da POLO, com o lançamento de roupas infantis, perfumes, acessórios e, principalmente, sua “home collection”, uma linha de artigos para casa, composta por itens que iam desde móveis antigos a lençóis, de delicados objetos de porcelana a preciosos tapetes orientais - tudo exposto nas lojas de maneira tão elegante e ao mesmo tempo tão casual, que se tinha a impressão de estar em uma casa cujo dono estava bem ali, na sala ou no quarto ao lado. Em 1981, Ralph Lauren se tornou o primeiro estilista americano a abrir loja na Europa, mais especificamente na cidade de Londres, em plena New Bond Street. A loja de Londres se tornou um grande sucesso, difundindo a marca pelo continente europeu. A loja de Paris foi inaugurada em 1986, tornado-o o primeiro estilista americano a possuir loja exclusiva na Cidade Luz. Nos anos seguintes, a grife americana diversificou sua linha de produtos ingressando em outros segmentos, lançando uma infinidade de perfumes, trajes esportivos, bagagens, óculos, objetos de couro, roupas íntimas e tapetes, além de criar outras marcas como a POLO SPORT e inaugurar lojas nas principais cidades cosmopolitas do mundo. Com isso, colocou ao alcance da classe média americana produtos com um quê de aristocracia.
Em 1999, a RALPH LAUREN adquiriu por US$ 80 milhões a canadense CLUB MONACO, marca com linhas de roupa, objetos de decoração, acessórios e cosméticos voltada para pessoas modernas e jovens. Na época a marca tinha 56 lojas no Canadá e 13 nos Estados Unidos. Hoje em dia são 59 lojas espalhadas pelos territórios americano e canadense. O tradicional cavalinho que é símbolo da marca inspirou há alguns anos a criação da coleção BIG PONY, com peças de edição limitada com o cavalo em versão maior. A coleção foi um verdadeiro sucesso de vendas que passou a fazer parte da linha regular de produtos da marca. Em 2003 a marca inaugurou na cidade de Nova York sua primeira loja exclusivamente dedicada ao público infantil. Em continuidade aos seus planos de expansão internacional, a RALPH LAUREN inaugurou luxuosas lojas em Milão (2004), Tóquio (2006), Moscou (2007) e uma sofisticada boutique na Avenue Montaigne, em Paris (2008), uma das ruas de maior prestígio para as marcas de luxo no mundo. A loja, voltada exclusivamente para o segmento feminino, reúne apenas as coleções de moda e acessórios, utilizando os elementos mais luxuosos da marca. Na loja são vendidas as bolsas Ricky, desenhadas pela mulher do estilista, Ricky Lauren. A bolsa em couro de crocodilo, cujo preço atinge facilmente 20 mil euros, é vendida somente sob encomenda, com quatro meses de prazo para a entrega.
Enquanto isso, a divisão de joias e relógios da RALPH LAUREN, criada em parceria com a Compagnie Financière Richemont S.A., apresentou a sua primeira coleção em janeiro no Salão Internacional da Alta Relojoaria, em Genebra. Também nesta época a marca americana inovou de forma criativa com o lançamento do kit “Paint Your Own Polo”, que incluía uma camisa pólo lisa, tintas coloridas, pincéis, carimbos e outros materiais para que a criança pudesse customizar a peça. Outro atrativo era que 100% do valor arrecadado foi destinado à uma instituição que cuida e ampara crianças com câncer. Recentemente a marca inaugurou o sofisticado restaurante Ralph’s dentro da boutique em Paris, localizada em Saint Germain, um bairro extremamente chique da cidade.
Ao longo de todos esses anos, com uma imagem atrelada a sofisticação e elegância natural, a RALPH LAUREN se transformou em uma referência para o público masculino. O homem que consome a marca é discreto, mas ao mesmo tempo moderno, vibrante e nobre. São valores como esses que a marca, através de seus inúmeros produtos, vende a seus consumidores.

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