quinta-feira, 18 de agosto de 2011

De olho na montagem do seu óculos.

De olho no DNP - Quando uma lente oftálmica é montada fora da distância naso-pupilar (DNP), ou seja, o centro óptico é descentrado em relação ao eixo visual do olho – geralmente confundido com o centro da pupila - ocorre um fenômeno cha-mado de efeito prismático P (em dioptria prismática, é conhecido pelo símbolo D).
É o mesmo que colocar um prisma na frente do olho e fazê-lo girar para neutralizá-lo.

Uma dioptria prismática (D) corresponde a um desvio de um centímetro a cada metro
Ao olhar por meio de um prisma, a imagem sempre terá sua percepção alterada na medida em que é desviada no ápice deste prisma.
Tal efeito, demonstrado pela regra de Prentice, depende de dois valores: o grau da lente em dioptrias (D) e da distância em cen-tímetros (d) entre o centro óptico da lente e o ponto de medida.


PD = d (em cm) x I Dd I (Regra de Prentice)

Em resumo, quanto maior é a descentralização e o grau da lente, maior vai ser o efeito prismático, portanto, maior o incômodo visual. Por exemplo, se um cliente usa lentes de -1.00D, e a lente é descentrada verticalmente. Se a distância entre o centro óptico e a pupila é de 3 milímetros, o efeito prismático será P=0,3 x 1= 0,3D. Esse efeito é tolerável pelo usuário.
Contudo, um cliente com –10.00D, quando tem em suas lentes a mesma descentralização, sofre um efeito prismático de 3D, o que resulta em distúrbios na visão. Usuários com anisome-tropia alta, sob efeito de descentralização, podem chegar a ver imagens duplas – o fenômeno conhecido como diplopia. No cen-tro óptico, a imagem não se altera mas, fora dele, pode sofrer desvios, dependendo do tipo de lente.
Para medir o efeito prismático induzido por má centralização, basta colocar o foco do lensômetro no suposto ponto de centragem – teoricamente, o centro da pupila. A imagem vista é descentralizada na base do prisma, e o valor é lido no lugar de referência de prisma (na maioria dos lensômetros, são vários círculos concêntricos e numerados de 1 a 4).


Nas lentes de alto índice, a centragem na horizontal (DNP) e na vertical (altura de montagem) deve ser cuidadosamente verificada


Cuidado com as medidas - A tomada de medidas deve ser feita rigorosamente, para evitar os já mencionados problemas estéticos e visuais que um erro na DNP ou na altura pode causar. Trata-se de um procedimento indispensável para a perfeita adaptação das lentes de alto índice.
O pupilômetro é o instrumento mais indicado para medir a DNP, embora, em determinados casos, quando se trata de uma postura de cabeça diferente, de crianças ou casos de assimetria do nariz, a régua também pode ser utilizada, desde que seja por um óptico bastante experiente.
Antes de medir a altura, é recomendável que se faça um pré-ajuste da armação, verificando o equilíbrio, observando se as plaquetas estão bem apoiadas no nariz e as hastes bem posicionadas nas orelhas.
Outro cuidado indispensável é respeitar a posição natural da cabeça do cliente, colocando-se na altura dos olhos do clien-te. Caso contrário, é provável que ocorra um erro de paralaxe, que consiste em um mau alinhamento dos olhos.


A pupila do cliente parece estar mais acima ou abaixo do normal, dependendo de como o óptico se posiciona


Escolha da armação ideal - A perfeita adaptação do cliente às novas lentes depende, e muito, da correta escolha da arma-ção. Se a parte frontal for muito plana, o resultado será um des-conforto na visão periférica, portanto deve-se sempre curvá-la levemente. A armação também deverá ter uma inclinação de 10º a 12º, para que se obtenha uma boa qualidade visual de perto.

Como cerca de 90% do peso dos óculos se concentra sobre o nariz - região particularmente vascularizada e, portanto, sensível -, as plaquetas devem estar confortavelmente modeladas ao formato do nariz, o que pode evitar o incômodo causado pelo peso das lentes, especialmente as minerais de alto ín-dice. A compressão das veias pelas plaquetas pode bloquear a circulação sanguínea, provocando dor de cabeça e até alteração no tecido. Se apesar do ajuste ainda houver sensação de des-conforto, pode-se optar por plaquetas de silicone ou gel.
O tamanho da armação também merece atenção. As meno-res são as mais indicadas para casos de altas ametropias, já que o peso ficará menor, e as bordas, mais finas. O cliente pode ainda economizar o dinheiro que gastaria comprando uma lente mineral 1.8 ou 1.9, pois uma orgânica 1.67 ficará tão boa quanto na armação pequena, e investir o valor restante em um par de óculos solares. É bom lembrar que uma boa venda não é a do produto de maior valor, mas a que satisfaz e encanta o cliente.
Além de pequena, a armação deve ficar bem centralizada no rosto, ou seja, a DNP deverá ter valor bem próximo ao do centro geométrico do aro, a fim de não provocar desigualdade de espessura e prejudicar o resultado estético das lentes.
Outro fator importante na escolha da armação é a distância vértice (entre a lente e o olho), que deve variar entre 12 milíme-tros e 14 milímetros, sobretudo em altas dioptrias. Em alguns casos, em armações de plaquetas, pode-se fazer um ajuste, mas a maioria dos casos não permite tal adaptação. Se a armação fica muito afastada dos olhos, há alteração de grau – o míope ficará subcorrigido, e o hipermétrope, supercorrigido.
Vale considerar, também, a possibilidade de que as bordas mais espessas, resultantes de alta miopia, impedirem o fecha-mento das hastes. Na dúvida, é melhor dar preferência a arma-ções de talões alongados. E, obviamente, armações flutuantes com ametropias altas definitivamente não combinam.
Adaptar perfeitamente as lentes de alto índice a usuários de altas dioptrias, portanto, é um dos exercícios mais complexos e completos para o óptico, na medida em que requer amplos co-nhecimentos tanto técnicos como práticos. De qualquer forma, é um trabalho muito gratificante, já que o resultado é a completa satisfação do cliente.

MENU RÁPIDOA seguir, algumas soluções simples para problemas que podem ocorrer na adaptação de lentes de alto índice
Dor de cabeça?Verificar DNP, altura ou alta pressão das plaquetas

Visão borrada?Verificar DNP ou altura

Desconforto visual?Verificar altura, DNP, distância entre lente e olho

Mudança da postura de cabeça?Verificar DNP

Diplopia?Verificar altura e eixo

Imagens duplas?Verificar eixo e recomendar a aplicação do tratamento anti-reflexo

Desconforto geral?Curvar a face, verificar DNP, altura, grau e recomendar a aplicação do tratamento anti-reflexo

Desconforto no nariz?Ajustar ou trocar plaquetas

Halos coloridos?Recomendar a aplicação do tratamento anti-reflexo

VISIOFFICE.

A Ótica Cardoso já tem disponivel o VISIOFFICE.
O que é ?
O VisionPrint System (VPS) e o Visioffice são os únicos equipamentos que possibilitam identificar o comportamento visual de cada usuário, pois cada pessoa movimenta os olhos e cabeça de uma maneira para olhar ao redor.
 
Visioffice           VisionPrint System

Quais são os benefícios?

O Visioffice é um equipamento que proporciona conforto e segurança ao usuário durante o processo de escolha das lentes, armações e tomada de medidas. Na óptica, você poderá visualizar o modelo de armação que mais combina com o seu formato de rosto, optar por tecnologias adicionais como fotossensível Essilor Transitions e anti-reflexo Crizal.

A grande vantagem do Visioffice e do VisionPrint System é possibilitar a confecção de lentes multifocais que correspondam perfeitamente ao seu perfil visual. São as lentes que se adaptam a você, e não você a elas.

 
 
 

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Givenchy – sinônimo de elegância!

A marca francesa criada pelo estilista de alta costura Hubert de Givenchy é rica em história e seu criador tem seu nome ligado ao cinema mais do que qualquer outro estilista.

O ano de 1953 foi muito importante para Givenchy, pois conheceu aquela que viria a ser sua musa inspiradora, amiga e responsável por muito de seu sucesso internacional, a atriz inglesa Audrey Hepburn. Givenchy a vestiu em vários filmes, sendo que o primeiro deles foi Sabrina, em 1954.

O estilista criou modelos para a atriz, imortalizados em filmes como "Bonequinha de Luxo" ("Breakfast at Tiffany's"), de 1961, "Cinderela em Paris" ("Fanny Face"), de 1957 e "Sabrina", de 1954. Esse último chegou a ganhar o Oscar de melhor figurino, que era assinado por Edith Head - a designer mais requisitada de Hollywood na época -, a qual não deu o devido crédito a Givenchy pelo famoso vestido de baile, usado por Audrey Hepburn no filme.

Em resposta, a atriz exigiu que, em seus próximos filmes, seu guarda-roupa fosse todo feito pelo estilista francês, que criou modelos tão elegantes, que a imagem de Audrey Hepburn, usando um vestido longo preto e uma piteira, em "Bonequinha de Luxo", se tornaria inesquecível.

O guarda-roupa da personagem Holly Golightly estava repleto de clássicos, os vestidos pretos, as cinturas marcadas, os comprimentos pelo joelho, as estruturas limpas e os sapatos discretos. As combinações perfeitas entre as criações do estilista e sua musa inspiradora produziram um clima de encanto, de glamour, que marcou Audrey e Givenchy como sinônimos de elegância e refinamento.

Grace Kelly, Gloria Guinness, Dolores Guinness, Babe Paley, Wallis Simpson, Mona von Bismarck e Jacqueline Kennedy Onassis foram outras clientes famosas de Givenchy.

Sinta você também o glamour de ter um Givenchy realçando sua beleza!

Para visualizar os modelos.

http://www.oticacardoso.com/produtosmarcas/1/givenchy

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Óculos de sol Oakley Batwolf.

Não se trata de ser grande ou mau ou ousado. Os óculos de sol BATWOLF tratam-se de estilo original, e um visual de pura autenticidade que passa uma mensagem forte. Uma única lente contínua atravessa uma armação confortavelmente leve de O MATTER®.


Os ícones são intercambiáveis e dois pares estão inclusos. Estão muito bem fixos com presilhas escondidas até que você esteja pronto para trocá-los por outra cor. É fácil e rápido, e permite que você mude o visual em segundos. Também projetamos BATWOLF com charneiras incorporadas suavemente à escultura. Esse modelo único tem um Encaixe de Três Pontos que mantém a óptica em alinhamento preciso, e projetamos a armação para um caimento confortável em rostos de tamanho médio a grande.



Suas lentes são feitas com a mais alta tecnologia Oakley, elas são cortadas à partir de um único escudo de puro Plutonite (policarbonato puro dando muito mais qualidade de visão) e então colocado em sua armação mantendo seu contorno original, além de terem a qualidade HDO (alta definição ótica) e 100% de proteção contra os filtros UV.

Para visualizar os modelos http://www.oticacardoso.com/produtos/1/112